Usar Bastão de Trekking ou não usar?

Muita gente se pergunta hoje se vale a pena comprar e usá-los. Quem usa normalmente não tem dúvida. Geralmente quem leva mais a sério a prática de caminhada em locais selvagens adota os bastões.
No site Mochileiros achei um artigo interessante com este tema.
Quais as vantagens do seu uso?

1) FITNESS
O uso dos bastões representa 20% a mais de calorias consumidas durante a caminhada. Os dados provêm de um estudo do Instituto Cooper usando pólos de caminhada nórdica. Passamos a usar os músculos superiores e não só os da perna. Permite um equilíbrio mais harmônico do esforço no trekking, exercitando mais músculos. Quem gosta do trekking para manter sua forma física vê nisto um excelente argumento.
Usado adequadamente ele ajuda a aumentar e manter a constância do ritmo. Na subida faz uma boa diferença. É como engatar uma tração 4X4.
Entretanto para caminhantes de longo trajeto (long distance hikers, algo comum nos EUA, pessoas que fazem trilhas como a Appalachian Trail, a PCT e outras) 20% a mais de calorias é algo considerável! Significa que entre as paradas para suprimento eles devem carregar 20% a mais de peso em alimentos!

2) ESTABILIDADE E BALANÇO
Talvez o maior argumento pró-uso dos bastões. Transformam os caminhantes de bípedes em quadrúpedes (no bom sentido) tornando mais difícil a queda em terreno escorregadio. Mesmo que não impeça a queda, torna sua conseqüência menos danosa. Ajuda muito na travessia de cursos d’água.

3) MENOS STRESS NAS JUNTAS
Já emprestei meus bastões para quem estava sentindo o joelho numa descida e o alívio foi imediato. Os bastões, bem usados e ajustados, ajudam a reduzir a carga nas juntas das extremidades inferiores (estudo de 2007 do American College of Sports Medicine). Quanto mais íngreme a descida e o peso da mochila, maior vai ser o alívio.

4) SEGURANÇA
Quem já não enfrentou cachorros latindo ameaçadoramente na sua passagem por uma área habitada? Normalmente basta levantar um bastão para persuadir o cão que não será bom negócio avançar sobre o caminhante.

5) LIGHTWEIGHT TREKKING
Os bastões substituem as varetas em alguns modelos de barraca e toldos, transformando-o num equipamento multipropósito, e reduzindo o peso total dos equipamentos que carregamos nas costas.

Desvantagens do seu uso;

1) IMPACTO ECOLÓGICO
Incrível, mas existe um impacto. Embora um pouco céptico quanto a sua extensão, temos que convir que muitas vezes o bastão arranca plantas e pisoteia mais profundamente o solo. Já tive ocasiões de ter de levantar os bastões para não arrancar flores num campo florido. Mas não acho significativo este impacto, especialmente se o usuário for responsável.

2) TERRENO ACIDENTADO
Certos terrenos tornam os bastões um estorvo, obrigando a prendê-los na mochila. Terrenos com muitos galhos, cipós, escaladas e escalaminhadas. Acho a encosta do Caratuva um bom exemplo, no PP. É necessário reconhecer quando é hora de guardá-los.

3) CURVA DE APRENDIZADO
Até aprendermos a usar os bastões com eficiência, eles serão um peso-morto, inúteis.

4) VIAGEM AÉREA
Não podem ser embarcados como bagagem de mão, devendo ser despachados como bagagem de porão. Se as ponteiras não forem protegidas, eventualmente podem furar sua sacola ou mala. É interessante sempre levar a guarda-ponteira de borracha original para evitar os furos.

5) CUSTO $$$
Bons bastões não são baratos. E eles são os itens de equipamento mais propensos a quebras e perdas (furto e esquecimento). Já tive 2 bastões quebrados e um furtado (Andes Peruanos). Se o seu orçamento é limitado e precisa escolher entre diversos equipamentos, pense nisto.

Particularmente levo bastões quando:
1) Vou sozinho e a trilha não é muito freqüentada. As conseqüências de uma entorse ou ruptura podem muito ruins!

2) Mochila pesada (trekking de vários dias);

3) Terreno montanhoso e acidentado.

Espero que ajude na decisão de comprá-los ou não.
Fonte:Mochileirosa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Documentários.

Rio Amazonas - completo
Videos obtidos através do Youtube
Click e assista!
_____________________________________
Outros:
- Atacama - Deserto Vivo - Globo Reporter
- Amazonia por Jacques Cousteau
- Aconcágua Sin Mulas - Junior"uma aventura no Aconcagua"
- Mar sem Fim - Amyr Klink.