A Importância de um Bom Sono

A Importância de um Bom Sono
Por Arthur Silva Freire
Você já deve ter passado alguma(s) noite(s) em claro correndo atrás do tempo. Provas, trabalhos, sobrecarga de atividades, filhos... Se você não consegue dividir bem o tempo para realizar suas tarefas, poderá acabar dormindo menos tempo que o necessário. Tem boas noites de sono? Não? Então veja algumas razões para você começar a dormir bem.
Se você acha que o máximo que uma noite mal dormida pode causar é sonolência e lentidão durante o dia seguinte, você está enganado. A mente ficará cansada e seu corpo estará acumulando horas de sono atrasado, o que prejudica o rendimento do indivíduo nas suas atividades e consequetemente causa estresse.
É comum vermos que estudantes costumam passar noites em claro estudando, fazendo trabalhos... Você deve conhecer muita gente que faz esse tipo de coisa e acha que obtém sucesso. Contudo, estudos, como o divulgado no artigo de Filipa Serrão, John M. Klein e Alda Gonçalves, destacam que o sono de qualidade e os sonhos melhoram o desempenho dos alunos no aprendizado e nas provas. O que foi lido ou estudado durante a madrugada é mais facilmente esquecido. Logo, é melhor deixar pra fazer tudo na última hora e virar noites fazendo isso, ou ir fazendo aos poucos e garantir noites bem dormidas?
Alguns distúrbios do sono (padrão alterado de sono que pode incluir a dificuldade de adormecer ou de continuar dormindo) podem interferir na qualidade de vida das pessoas. A apneia obstrutiva do sono (pausas respiratórias durante o sono) triplica o risco de derrames em homens e, nas mulheres, para os casos de apneia grave o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral) é significativo, segundo um estudo da Universidade Western Reserve, nos Estados Unidos. Já a insônia, caracterizada pela dificuldade de dormir ou de permanecer dormindo durante a noite, eleva em até três vezes os riscos de morte.
A obesidade também está diretamente ligada à má qualidade do sono. O simples fato de uma pessoa obesa mudar de posição enquanto dorme pode se tornar um exercício extremo, o que implicará em cansaço e, consequentemente dificultará o sono. Os dois problemas apresentados com mais frenquência pelos obesos são a apneia e o ronco. As pessoas que possuem algum grau de sobrepeso podem apresentar aumento de peso devido à apneia e ao ronco, pois a alta concentração de gordura na região do pescoço gera uma pressão maior na faringe, estreitando-a (ronco), ou até mesmo fechando-a (apneia).
Veja algumas dicas para dormir bem:
Tenha horários regulares para dormir e despertar, tendo como base 8 h diárias;
Evite dormir em um lugar onde não há cama (por Ex: sofá);
Deite apenas na hora de dormir;
Crie no seu quarto um ambiente agradável ao sono, nem quente, nem frio, arejado, limpo e arrumado;
Se alimente pouco e pelo menos 1 h antes de dormir;
Após o jantar, pratique atividades relaxantes como ler ou ouvir música;
Evite bebidas alcoólicas antes de dormir (tomar 2 h antes). A mesma coisa vale para os refrigerantes;
Se você é fumante, tente parar de fumar ou, pelo menos, evite fumar nas duas horas que antecedem sua hora de dormir;
Evite realizar atividades físicas antes de dormir;
Tome um banho morno, antes de dormir, para ajudar a relaxar a musculatura.;
Não leve problemas para a cama. Ficar pensando nos problemas dificulta o relaxamento;
Nunca use medicamentos para dormir, sem que haja prescrição médica;
Desligue a TV e evite ouvir música, não há nada como o silêncio para dormir;
Apague as luzes, no escuro é mais fácil desativar os sentidos e relaxar;
Use roupas confortáveis.
Dê uma atenção maior ao seu sono. Está comprovado que pessoas que dormem bem possuem imunidade mais alta e mais força no combate a problemas como a obesidade. Um organismo que descansa bem, possui um fôlego maior para queimar calorias. Hipertensão e crises depressivas também são menos assustadoras para quem dorme bem. Segundo a especialista Márcia Curzio, "Quando não dormimos o suficiente, o metabolismo fica mais lento. O corpo entende que precisa economizar energia para continuar trabalhando. E o contrário também é válido: se dormirmos em média oito horas, todos os dias, o metabolismo segue em ritmo mais acelerado constantemente".
E o seu sono é de qualidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Documentários.

Rio Amazonas - completo
Videos obtidos através do Youtube
Click e assista!
_____________________________________
Outros:
- Atacama - Deserto Vivo - Globo Reporter
- Amazonia por Jacques Cousteau
- Aconcágua Sin Mulas - Junior"uma aventura no Aconcagua"
- Mar sem Fim - Amyr Klink.