Primeiros Socorros. Torceu o Pé na trilha?

Por: Fatima Calado

Apesar de todo mundo já ter ouvido a frase: "É só uma torção", a verdade é que uma torção pode ser mais dolorosa e demorar mais tempo para sarar que um osso quebrado. Um tornozelo torcido acontece quando um tornozelo torce e os ligamentos circundantes são esticados alem do limite normal. Um tornozelo torcido pode ficar machucado e inchado, e fica dolorido com certeza! Siga esses passos para curar rapidamente um tornozelo torcido.
Descanse. Não caminhe com seu tornozelo torcido. Esta é uma desculpa perfeita para se sentar e colocar os pés para cima! Se você precisa ficar andando, use muletas. Descansar a torção completamente durante pelo menos 24 horas é essencial para uma cicatrização rápida.
  • Aplique gelo. O gelo pode ser aplicado de 20 a 30 minutos por vez, não mais que isso. Fazer isso quatro vezes durante o primeiro dia ou mais pode ajudar a desinchar. Em vez de gelo, sacos de legumes congelados podem ser usados. Embrulhe o gelo ou os sacos congelados em um pano de prato ou toalha de papel, para que ele não fique muito frio na sua pele.
  • Aplique compressões. Ligaduras elásticas e invólucros de compressão podem ser utilizados para apoiar e imobilizar um tornozelo torcido. Estes itens estão disponíveis na maioria das drogarias. Depois de embalar seu tornozelo, se ele ficar formigando ou dormente, re-embrulhe-o mais folgadamente.
  • Eleve o tornozelo. Eleve seu tornozelo - de preferência acima do coração - nas primeiras 48 horas após a lesão.
  • Aplique calor. Após o primeiro ou segundo dia, você pode aplicar calor seco ou molhado se ajudar a aliviar a dor.
  • Use bengala ou muletas. Seu médico pode lhe dizer se são necessárias e como usá-las corretamente.
  • Tome analgésicos. A acetaminophen e o ibuprofeno podem ser utilizado no alívio da dor. Para torções muito doloridas, seu médico pode prescrever analgésicos mais fortes.
  • Não fique sofrendo com a dor. Continuar a caminhar com um tornozelo torcido pode causar ainda mais danos, que podem ser duradoura.
Se seu tornozelo torcido permanecer dolorido ou não melhorar nos primeiros dias, você deve procurar ajuda médica imediatamente. Caso contrário, apenas planeje ser menos ativo num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Documentários.

Rio Amazonas - completo
Videos obtidos através do Youtube
Click e assista!
_____________________________________
Outros:
- Atacama - Deserto Vivo - Globo Reporter
- Amazonia por Jacques Cousteau
- Aconcágua Sin Mulas - Junior"uma aventura no Aconcagua"
- Mar sem Fim - Amyr Klink.