Cachoeira do Mendanha - Gericinó. Dia 20/02/2010

Localizado no bairro de Campo Grande, em plena Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, existe um pequeno paraíso que é desconhecido até para muitos moradores que residem na região. Como uma Trilha de aproximadamente 1 hora de caminhada, e de classificação moderada, a Cachoeira do Mendanha tem acesso pela Avenida Brasil – uma das principais avenidas da cidade - Da Avenida Brasil, devemos entrar na Estrada do Mendanha, onde logo após alguns minutos percorridos entraremos na Estrada Abílio Bastos, de onde seguiremos e em seu final pararemos em um estacionamento que custa atualmente R$ 4,00, localizado próximo à uma rua de onde se dará início à subida da trilha. Pelas informações locais que obtive com moradores é mais seguro deixar seu carro no estacionamento que fica dentro de uma propriedade particular.
Localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha e dentro do parque Municipal do Mendanha, a maior área com mata atlântica primária do município. A APA é considerada uma Reserva da Biosfera pela UNESCO. A trilha é formada por uma área de mata fechada, tendo uma temperatura agradável mesmo em dias de muito sol. Mantendo uma subida constante, a trilha é bem definida e percorrida em 1 hora com absoluta tranqüilidade, exigindo apenas um pequeno fôlego para enfrentar a sua subida e mantendo-se sempre pelo caminho mais definido nas poucas bifurcações existentes.
Em seu final, conseguiremos escutar o som da água, sinalizando que estamos próximo de nosso objetivo. Em poucos minutos, chegaremos à cachoeira, deparamos-nos com três quedas d’água que formam piscinas naturais onde é possível relaxar curtindo a natureza ao redor e fazer das pedras um "escorrega" de onde descemos sentados escorregando pela pedra até a próxima piscina. Faço um apelo a você que vai conhecer o local. Leve saco de lixo, e na descida colabore recolhendo os dejetos pelo caminho.Pelo que pude observar nas duas oportunidades em que estive na Cachoeira, alguns freguentadores não estão muito preocupados com a consevação da natureza no local. Então, vamos fazer a nossa parte !

Assalto na Trilha !

Dia 13 de fevereiro 2010 , sábado de carnaval saímos de casa com alguns propósitos. Vista Chinesa, Trilha da Cachoeira do Chuveiro, Trilha da Pedra da Agulhinha, Mirante do Chapecó e ver o Por do Sol na Pedra Bonita, todos no interior do PNT-RJ..Realizamos quase todos, com exceção da Pedra Bonita, o motivo foi, ASSALTO !. Faltavam uns 10 mn para chegarmos ao platô da Pedra Bonita quando avistei a frente 02 homens parados como estivessem sem rumo, olhei para traz para avistar minha família, e quando retornei o olhar para frente já não estavam mais, lá.
Continuamos a subida e 100 metros a frente descia um casal apavorados pedindo, por favor, que deixássemos eles usar nosso celular por que acabavam de ser assaltados por 2 homens armados que levaram tudo, mochilas, celular, dinheiro e outros. Eles nos relataram que estavam sozinhos no platô e os 2 homens chegaram armados e anunciaram o assalto. Bem, depois de permitimos que eles entrassem em contato com seus familiares, tomei a frente e criei um grupo só e descemos a “toque de caixa”. Nosso dia acabou ! O Por do Sol ficou para a próxima.
O curioso é que, quando chegamos na Vista Chinesa avistamos um carro da Policia Militar fazendo a segurança do local, quando chegamos na Cachoeira do Chuveiro fomos visitados por 2 Guardas Florestais, na subida da Pedra Bonita na rampa de acesso do estacionamento haviam 2 Guardas Florestais, alem do pessoas do estacionamento.
Segurança havia, mas........
O curioso é que se você buscar no Google o titulo “Assalto na Pedra Bonita” você vai ver vários testemunhos iguais a este,Dois homens ou rapazes armados assaltam e levam Mochilas, celulares. Qual a dificuldade depois de tantos relatos para se dar inicio a uma operação “Pente Fino” ? Autoridades, não vamos deixar que até o simples prazer de observar e curtir a natureza do nosso Estado seja nos vetada. Companheiros de trilhas quando observar-mos nestas localidade “2 homens” com atitudes suspeitas e fora do nosso padrão de conduta, denunciemos as autoridades mais proximas. quem sabe não tiramos esses "Ratos das Trilha" fora de atividade. Muitos já perderam tudo, amanhã pode ser a nossa vez !

Caminha na Trilha.

Trilha da Cachoeira do Chuveiro

Sabado de Carnaval dia 13/02/2010 saimos em direção ao PNT por volta da 08:00hs, fizemos uma parada na monumental Vista Chinesa,. Sem sombra de duvida a Vista Chinesa ns proporciona uma das melhores vista da cidade do Rio de Janeiro. Cristo, Pão de Açucar, Lagoa, Praias ,morro Dois Irmãos e uma monumental cadeia de montanhas ao fundo...uh!!! Show !. A caminhaa para a cachoeira do Chuveiro e leve, salvo alguns trechos que temos que subir com o auxilio das correntes cravadas nas pedras e uma boa subida vertical pelas raizes de uma arvore. levamos uns 20mn. Depois seguimos em direção a Pedra Bonita para subirmos a Pedra da Agulhinha.

Monte Guararapes - (Horebe Mesquita)


Retornei ao Monte Guararapes(Horebe Mesquita) para pernoitar. Meu desejo era poder contemplar o nascer o sol. Tive total sucesso, fui contemplado com um amanhecer maravilhoso, a vista de dentro de muinha barraca era exuberante. O Monte Guararapes ficou conhecido como Monte Horebe depois que se tornou ponto de culto e adoração utilizado por várias denominações religiosas. Esse pedacinho do céu no coração de Mesquita abriga aproximadamente 3 mil pessoas, nos finais de semana, a grande maioria vinda de outros municípios. Localizado dentro da Área de Proteção Ambiental - APA de Mesquita, um dos acessos ao monte é feito pela rua Guaratá, no bairro Santa Terezinha. Quem sobe ao Monte Guararapes (Horebe), em Mesquita, acredita estar mais pertinho de Deus. " A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Urbanismo, traçou planos para proteger o lugar. O projeto inclui a construção de guaritas com vigilância nos dois acessos ao local (pelas ruas Alba, na Chatuba e Guaratá, em Santa Terezinha). Além disso, uma comissão de religiosos foi criada, e com a construção das guaritas, haverá no local fixadores de educação ambiental para conscientização permanente da população. A subida leva em média de 30 a 40mn e é de nivel leve.

Documentários.

Rio Amazonas - completo
Videos obtidos através do Youtube
Click e assista!
_____________________________________
Outros:
- Atacama - Deserto Vivo - Globo Reporter
- Amazonia por Jacques Cousteau
- Aconcágua Sin Mulas - Junior"uma aventura no Aconcagua"
- Mar sem Fim - Amyr Klink.