Assalto na Trilha !

Dia 13 de fevereiro 2010 , sábado de carnaval saímos de casa com alguns propósitos. Vista Chinesa, Trilha da Cachoeira do Chuveiro, Trilha da Pedra da Agulhinha, Mirante do Chapecó e ver o Por do Sol na Pedra Bonita, todos no interior do PNT-RJ..Realizamos quase todos, com exceção da Pedra Bonita, o motivo foi, ASSALTO !. Faltavam uns 10 mn para chegarmos ao platô da Pedra Bonita quando avistei a frente 02 homens parados como estivessem sem rumo, olhei para traz para avistar minha família, e quando retornei o olhar para frente já não estavam mais, lá.
Continuamos a subida e 100 metros a frente descia um casal apavorados pedindo, por favor, que deixássemos eles usar nosso celular por que acabavam de ser assaltados por 2 homens armados que levaram tudo, mochilas, celular, dinheiro e outros. Eles nos relataram que estavam sozinhos no platô e os 2 homens chegaram armados e anunciaram o assalto. Bem, depois de permitimos que eles entrassem em contato com seus familiares, tomei a frente e criei um grupo só e descemos a “toque de caixa”. Nosso dia acabou ! O Por do Sol ficou para a próxima.
O curioso é que, quando chegamos na Vista Chinesa avistamos um carro da Policia Militar fazendo a segurança do local, quando chegamos na Cachoeira do Chuveiro fomos visitados por 2 Guardas Florestais, na subida da Pedra Bonita na rampa de acesso do estacionamento haviam 2 Guardas Florestais, alem do pessoas do estacionamento.
Segurança havia, mas........
O curioso é que se você buscar no Google o titulo “Assalto na Pedra Bonita” você vai ver vários testemunhos iguais a este,Dois homens ou rapazes armados assaltam e levam Mochilas, celulares. Qual a dificuldade depois de tantos relatos para se dar inicio a uma operação “Pente Fino” ? Autoridades, não vamos deixar que até o simples prazer de observar e curtir a natureza do nosso Estado seja nos vetada. Companheiros de trilhas quando observar-mos nestas localidade “2 homens” com atitudes suspeitas e fora do nosso padrão de conduta, denunciemos as autoridades mais proximas. quem sabe não tiramos esses "Ratos das Trilha" fora de atividade. Muitos já perderam tudo, amanhã pode ser a nossa vez !

Caminha na Trilha.

2 comentários:

  1. Olá pessoal, depois do ocorrido comigo e minha família, fui procurar informações pela net sobre assalto na trilha da Pedra Bonita, achei o blog de vcs e vou contar o que houve... No mês passado, setembro de 2010, eu e minha família fomos fazer a trilha da Pedra Bonita para contemplar o maravilhoso cenário, e basicamente no meio da trilha, na subida, fomos surpreendidos por um bandido armado que saiu do meio mato, mandando entregar tudo, até tênis, então, sem mtas opções, aliás sem nenhuma opção, entregamos tudo e ele nos mandou continuar subindo a trilha, sem forças para continuar a trilha e sem saber o q nos aguardaria lá no topo, andamos um pouco e demos um tempo e depois descemos novamente, em pânico, sem saber se encontraríamos o mesmo na volta... graças a Deus chegamos bem no estacionamento e pedimos socorro as pessoas que estavam por ali, pedimos um celular emprestado e chamamos a polícia, os políciais foram na trilha e não acharam nada... enfim... por favor, divulguem isso para o maior nr de pessoas, o que passamos lá não desejamos pra ninguém, graças a Deus que o bandido não nos fez nada fisicamente... infelizmente não podemos ir num local tão belo como aquele, já havia ido em maio de 2010, sem saber dos ocorridos e sua frequência, mas senti na pele não desejo passar por aquilo novamente.

    Vlw galera! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Me chamo André Dantas e costumo ir fazer a trilha da Pedra Bonita. Hoje não mais com tanta frequência como antes, pois sou fotógrafo e trabalhei como assistente da Professora de Fotografia do Curso Trilharte, onde junta Fotografia com caminhadas ecológicas. E um dos passeios mais esperados pelos alunos é a Pedra Bonita! Já ouvi inúmeros relatos de assaltos nessa trilha, porém eu mesmo nunca tive o azar de ser vítima desses bandidos que vão do Morro do Banco que fica logo abaixo do platô da Pedra Bonita e costumam realizar esses assaltos por lá. A dica que eu dou é: Na hora da subida procurem esperar mais pessoas que irão subir e fale com elas para que esperem mais alguém. Na subida tentem fazer da seguinte forma: Um "Guia" vai mais a frente observando os arredores da Trilha, um grupo mais afastado no Meio e uns dois mais atrás mas que consigam observar os demais membros do grupo a frente. Qualquer situação suspeita os dois últimos ( Sempre em silêncio ) para que não sejam percebidos pelos bandidos, desçam o mais rápido possível já ligando para a Polícia. E se possível, Celulares, dinheiro, documentos, Câmeras etc... deixe nas mochilas dos dois últimos. Os demais levem apenas lanche e água. Isso é uma dica que eu usava bastante e sempre orientava aos alunos que retornassem sozinhos com suas famílias fizessem e graças a isso, 3 deles evitaram assaltos, pois conseguiram descer com tudo de valor. Outra dica que eu dou: É que se informem sobre a trilha de descida que já leva ao local da escada da rampa de salto de Asa Delta e Parapente ( Não é a mesma trilha que sobe, apesar que também pode ser usada para subir. É mais segura, ela vai pareando o paredão por fora e não é apta para os assaltantes, pois precisam voltar rápido para a trilha que dá acesso ao morro do Banco e essa não os dá nenhuma opção além de ter que subi-la até o platô e descerem até o local onde acessam a rota de fuga. Essa trilha fica a direita logo que você sai do Platô sentido trilha principal. Se olhar a direita vai ver uma trilha mais fechada, mas podem descer que é bem mais seguro caso na subida não tenha ocorrido nenhum assalto. Graças a Deus as inúmeras vezes que fui a Pedra Bonita, uso esse padrão e nunca passamos apertos. Espero ter ajudado de alguma forma. Gostei do Blog, gostaria de um dia dividir uma trilha com vocês. Minha filha sempre me acompanha e adora! Parabéns!

    ResponderExcluir


Documentários.

Rio Amazonas - completo
Videos obtidos através do Youtube
Click e assista!
_____________________________________
Outros:
- Atacama - Deserto Vivo - Globo Reporter
- Amazonia por Jacques Cousteau
- Aconcágua Sin Mulas - Junior"uma aventura no Aconcagua"
- Mar sem Fim - Amyr Klink.