Cachoeira do Mendanha - Gericinó. Dia 20/02/2010

Localizado no bairro de Campo Grande, em plena Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, existe um pequeno paraíso que é desconhecido até para muitos moradores que residem na região. Como uma Trilha de aproximadamente 1 hora de caminhada, e de classificação moderada, a Cachoeira do Mendanha tem acesso pela Avenida Brasil – uma das principais avenidas da cidade - Da Avenida Brasil, devemos entrar na Estrada do Mendanha, onde logo após alguns minutos percorridos entraremos na Estrada Abílio Bastos, de onde seguiremos e em seu final pararemos em um estacionamento que custa atualmente R$ 4,00, localizado próximo à uma rua de onde se dará início à subida da trilha. Pelas informações locais que obtive com moradores é mais seguro deixar seu carro no estacionamento que fica dentro de uma propriedade particular.
Localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha e dentro do parque Municipal do Mendanha, a maior área com mata atlântica primária do município. A APA é considerada uma Reserva da Biosfera pela UNESCO. A trilha é formada por uma área de mata fechada, tendo uma temperatura agradável mesmo em dias de muito sol. Mantendo uma subida constante, a trilha é bem definida e percorrida em 1 hora com absoluta tranqüilidade, exigindo apenas um pequeno fôlego para enfrentar a sua subida e mantendo-se sempre pelo caminho mais definido nas poucas bifurcações existentes.
Em seu final, conseguiremos escutar o som da água, sinalizando que estamos próximo de nosso objetivo. Em poucos minutos, chegaremos à cachoeira, deparamos-nos com três quedas d’água que formam piscinas naturais onde é possível relaxar curtindo a natureza ao redor e fazer das pedras um "escorrega" de onde descemos sentados escorregando pela pedra até a próxima piscina. Faço um apelo a você que vai conhecer o local. Leve saco de lixo, e na descida colabore recolhendo os dejetos pelo caminho.Pelo que pude observar nas duas oportunidades em que estive na Cachoeira, alguns freguentadores não estão muito preocupados com a consevação da natureza no local. Então, vamos fazer a nossa parte !

3 comentários:

  1. Sou morador de Campo Grande a muitos anos e hoje tive o previlégio de conhecer a cachoeira do Mendanha, foi um passeio maravilhoso apesar do cansaço recomendo para gosta de caminhadas e curtir a natureza, conheço várias cachoeiras mas a do Mendanha foi a melhor que conheci

    ResponderExcluir
  2. Achei a trilha bem pesada, mas encontrar a cachoeira foi maravilhoso...

    ResponderExcluir
  3. Achei a trilha bem pesada, mas encontrar a cachoeira foi maravilhoso...

    ResponderExcluir


Documentários.

Rio Amazonas - completo
Videos obtidos através do Youtube
Click e assista!
_____________________________________
Outros:
- Atacama - Deserto Vivo - Globo Reporter
- Amazonia por Jacques Cousteau
- Aconcágua Sin Mulas - Junior"uma aventura no Aconcagua"
- Mar sem Fim - Amyr Klink.