Alpinista japonês é resgatado no Everest



O alpinista japonês Nobukazu Kuriki, 30, teve que ser resgatado do Everest no início desta semana depois de sofrer queimaduras graves em seus dedos e nariz. Ele havia passado as últimas seis semanas escalando uma das rotas mais difíceis do Everest, mas após iniciar o ataque ao cume, foi obrigado a desistir devido às condições meteorológicas adversas.

Kuriki estava tentado uma das mais ousadas escaladas no Everest, ele havia decidio escalar sozinho a rota West Ridge e sem o uso de oxigênio suplementar. Esta Rota que foi escalada pela primeira vez em 1963 pela Expedição Americana e até então poucas foram as tentativas de escalada por esta via, agora em 2012 uma equipe da National Geographic tentou repetir a rota mas também tiveram que abortar a escalada devido ao clima adverso.

Nobukazu Kuriki decidiu atacar o cume na última quarta-feira, depois de passar vários dias no Campo 2, localizado a 6.500m, esperando o tempo melhorar. A sua decisão foi baseada nos relatórios que recebeu, onde as previsões indicavam que ventos fortes diminuiriam de velocidade, permitindo o acesso ao topo da montanha por um tempo limitado, mas ele foi capaz de escalar apenas até o Campo 4, a 7920 metros, onde teve que retornar.

Em sua descida, ventos fortes e temperaturas muito frias provavelmente contribuiram para o congelamento das extremidades do alpinista japonês, que acabou sendo ainda mais grave por não utilizava oxigênio engarrafado. Um helicóptero de resgate foi acionado e conseguiu retirá-lo da montanha, levando-o diretamente para um hospital de Katmandu, onde a extensão de seus ferimentos ainda está sendo avaliada.

Kuriki já escalou várias montanhas sem o uso de oxigênio suplementar, mas o Everest realmente seria o seu maior desafio.

Este ano, além de Kuriki, só havia uma outra equipe na montanha. O clima imprevisível no Outono torna muito mais difícil de escalar, ao contrário do que aconteceu nesta primavera (março a junho), onde 565 alpinistas chegaram ao cume do Everest.
Fonte:http://www.extremos.com.br/noticias/121024_alpinista_japones_e_resgatado_no_everest/

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Documentários.

Rio Amazonas - completo
Videos obtidos através do Youtube
Click e assista!
_____________________________________
Outros:
- Atacama - Deserto Vivo - Globo Reporter
- Amazonia por Jacques Cousteau
- Aconcágua Sin Mulas - Junior"uma aventura no Aconcagua"
- Mar sem Fim - Amyr Klink.