Entorse de Tornozelo

Entendam o Entorse de Tornozelo!
Olá amigos hoje vamos falar sobre uma lesão que acomete atletas, mulheres que usam sapatos com salto alto e pessoas comuns que muitas vezes se deparam com superfícies irregulares e sofrem entorse no tornozelo, vamos conhecer o tornozelo e o porque do seu sofrimento neste momento.
O tornozelo é uma estrutura formada pela união de três ossos: tíbia, fíbula e tálus. Sabemos também que existem inúmeras articulações e apenas três apresentam um papel importante na função biomecânica, que são: talocrural, subtalar e tibiofibular (Gould, 1993)
Ligamentos que unem e estabilizam a articulção nos movimentos multidirecionais exigidos durante marcha, absorvendo impactos e impulsionando saltos. São eles, Na face lateral, (TFA)talus-fibular anterior, (TFP)talus-fibular posterior e o calcâneo-fibular. Já na face medial (parte de dentro do tornozelo) encontramos o ligamento deltóide.














Estas são as estruturas mais atingidas durante um entorse de tornozelo.
















são classificadas em três graus:
· Grau I envolve uma lesão microscópica do ligamento.
· Grau II envolve uma lesão macroscópica.
· Grau III uma completa ruptura do ligamento.

Lesão do Complexo Ligamentar Medial;
É formado pelo deltóide superficial e profundo, sendo uma lesão muito menos comum e quando ocorre geralmente está associada a outras lesões, como da sindesmose ( extremidades distais da tíbia e fíbula ) e do complexo ligamentar lateral, usualmente com lesão parcial das fibras do deltóide superficial
A lesão isolada do deltóide deve ser tratada conservadoramente, pelo método PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão, elevação, antiinflamatórios e fisioterapia.

Sinais e sintomas;
• Dor
• Inflamação
• Hematoma
• Dificuldade em caminhar
• Rigidez da articulação
A intensidade desses sintomas pode variar, dependendo da gravidade da entorse. Às vezes, a dor e a inflamação não estão presentes nas pessoas com entorse do tornozelo, mas podem sentir que o tornozelo está inseguro e instável quando andam.
Há quatro principais razões para que o tornozelo deva ser prontamente avaliado e tratado por um especialista:
· Um tornozelo não tratado pode levar à instabilidade crônica, uma condição caracterizada por desconforto persistente em que o tornozelo torce facilmente. ( muito conhecido como tornozelo "bobo") Também pode desenvolver fraqueza na perna.
· Você pode ter sofrido uma lesão mais grave, em conjugação com uma entrose do tornozelo. Isso pode incluir uma fratura óssea grave, o que pode causar complicações quando não tratada.

· Uma entorse do tornozelo pode ser acompanhada por uma lesão que provoca desconforto no pé, mas que não foi detectado até o momento.

· A reabilitação de uma entorse de tornozelo deve começar o mais cedo possível. Se a reabilitação for adiada, o prejuízo pode ser o de não ter nenhuma hipótese de curar corretamente.

Ao avaliar a sua lesão o especialista colherá a sua historia clínica, analisa a área lesada, e pode solicitar um exame radiológico (Rx), uma ressonância magnética ou um TAC (tomografia axial computorizada) para ajudar a determinar a gravidade da mesma.
Tratamento




A conduta indicada de imediato é aplicação de gelo no local da lesão por 20 minutos e encaminhar-se ao pronto socorro.








Lesões grau I e II ocorrem nos ligamentos LFC (ligamento fibular calcâneo) e LTFA (ligamento talus fibular anterior), e são tratadas conservadoramente, com repouso, gelo, elevação da extremidade, medicações anti-inflamatórias, por 24 a 72 horas. Após, avalia-se a estabilidade e inicia-se o tratamento fisioterápico, com retorno gradual a atividade física.
Lesões grau III freqüentemente apresentam ruptura dos LFC (ligamento fibular calcâneo) e do LTFA (ligamento talus fibular anterior ), podendo tornar-se um tornozelo instável. O tratamento conservador pode ser realizado inicialmente, com imobilização por cerca de 6 semanas, quando então inicia-se um programa de fisioterapia. Alguns autores preferem o tratamento cirúrgico em determinados pacientes, especialmente atletas de alto nível.

Aproximadamente 20% dos pacientes podem apresentar sintomas residuais de dor e instabilidade após uma lesão do tornozelo.
Cuidado e olhem por onde pisam !

Fonte:www.alipiofisio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Documentários.

Rio Amazonas - completo
Videos obtidos através do Youtube
Click e assista!
_____________________________________
Outros:
- Atacama - Deserto Vivo - Globo Reporter
- Amazonia por Jacques Cousteau
- Aconcágua Sin Mulas - Junior"uma aventura no Aconcagua"
- Mar sem Fim - Amyr Klink.