Planejamento de Cardápio para Trilhas

Repassando, achei interesantissimo e proveitoso!

Planejamento de Cardápio para Trilhas

Quando pensamos em uma viagem, trilha, travessia, etc… tão importante quanto o planejamento do destino, treinamento, atividades diárias é o planejamento de cardápio. Ainda mais quando toda a alimentação depende somente de você.
frutas secas
Café-da-manhã, almoço (ou pequenos lanches durante o dia), jantar… tudo deverá ser levado dentro de sua mochila e somente de você dependerá a compra e preparação das refeições. Pra mim, a dica mais importante é sempre optar por alimentos que você goste e esteja acostumado a consumir em casa. Pois se você não gosta de miojo em casa, não será depois de 10h de trilha, faminto e cansado que passará a gostar.
Há quem prefira dividir os dias da viagem em saquinhos, outros que colocam tudo numa sacola grande e escolhem por dia o que vão comer. Já fiz dos dois jeitos e por experiência própria recomendo que quando a viagem passar de quatro dias essa separação seja feita por dias, pois assim fica mais fácil visualizar a quantidade a levar, sem que você passe fome ou carregue quilos a mais nas costas.
saquinhos separados por dia de trilha
Na nossa última viagem de 6 dias ao Parque Nacional do Caparaó fotografei alguns passos dessa preparação. Dessa vez tivemos um relativo conforto, pois contratamos mulas para levar nossas cargueiras montanha acima no primeiro dia e ficamos num alojamento, onde toda a carga ficava guardada e caminhávamos somente com uma mochila pequena com água e lanches. Pudemos assim levar um peso maior e alguns luxos.
A refeição que mais precisou de cuidado foi o lanche, que era o que comíamos durante as trilhas. O primeiro passo foi etiquetar os saquinhos com os dias e atividades programadas. Assim, sabia que em dias de trilha mais pesada deveria levar um lanche mais reforçado.
Para cada dia, com pequenas mudanças na quantidade, eu levei: um pacotinho com 4 fatias de pão sírio, 1 patê de atum em embalagem de alumínio, 1 saquinho de suco em pó, 3 barras de cereal, 1 barra de proteína, 3 sachês de carboidrato em gel, 1 caixinha de geléia de mocotó (que eu adoooro!), 1 saquinho com frutas secas (castanha de cajú, castanha do pará, amêndoas e alguns quadradinhos de chocolate amargo picado), 1 energético líquido (6 Energy Shot®) e 1 barra pequena de chocolate. Claro que em alguns dias sobraram pequenos lanches, como as frutas secas ou barrinhas de cereal, por isso é importante deixá-los sempre em bolsos de fácil acesso, seja na mochila ou nas roupas.
lanche diário
Outro saquinho foi etiquetado com “Café da manhã”, onde separei por dia uma mistura de capuccino em pó + leite em pó, bolachas amanteigadas, queijo Polenguinho® e mais algumas fatias de pão sírio.
capuccino e pao sirio
Para o jantar, a principal refeição do dia, optamos por comida liofilizada da Liofoods, que são extremamente leves e de fácil preparo, precisando apenas adicionar água para ficar prontas e ainda assim mantém o seu valor nutricional.
Sem esquecer é claro de alguns petiscos para antes da refeição, como um bom salaminho, que estava presente em todas as mochilas. Sucos em pó e algumas sobremesas também fizeram parte do nosso cardápio. Como o Creminuto, da Dr.Oetker®, que necessita somente de 300ml de leite gelado para ficar pronto. Separei num saquinho a mistura da embalagem + 3 colheres de sopa de leite em pó. Assim, na hora do preparo foi só adicionar a água.
Creminuto
Boas aventuras e bom apetite!
Esse post não tem como intenção a propaganda de qualquer marca ou produto nele mencionado. Todos os produtos e nomes de empresas aqui mencionados são marcas registradas e à eles estão reservados todos os direitos de propriedade. Temos o objetivo apenas de informação de produtos no mercado que atendam às nossas necessidades de mochileiros.
Esta entrada foi escrita emCulinária de Camping e tags , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.

Um comentário:


Documentários.

Rio Amazonas - completo
Videos obtidos através do Youtube
Click e assista!
_____________________________________
Outros:
- Atacama - Deserto Vivo - Globo Reporter
- Amazonia por Jacques Cousteau
- Aconcágua Sin Mulas - Junior"uma aventura no Aconcagua"
- Mar sem Fim - Amyr Klink.