O Chá verde, uma potência para saúde

O Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia Sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia Sinensis.

Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior freqüência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades anti-oxidantes do cha verde a ela atribuídas.

A preparação do cha verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.
A prevenção de câncer promovida pelo chá verde é atribuída aos flavonóides e às catequinas, que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores. Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, já que os estudos associam o consumo diário deste chá a uma diminuição dos níveis sangüíneos de LDL, que é a fração ruim do colesterol, e à melhora das condições das artérias.
Estudos recentes também descobriram que o cha verde em creme melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, aumentaria a proteção contra o câncer de pele. Além disso, a planta do chá verde (Camellia sinensis) é rica em tanino, que também possui propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas.

Fonte:Saúde Saudavel

Você conhece o Bosque da Barra ?

O Bosque da Barra, oficialmente Parque Arruda Câmara, é um parque de 50 hectares situado na Barra da Tijuca, zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil.
 Uma das áreas verdes mais visitadas da região, conta com uma ampla estrutura de lazer, que contempla, às margens de um grande lago, trechos arborizados, alamedas, quadras de vôlei, campos de futebol, grandes gramados, playgrounds e churrasqueiras de pedra. Trata-se, portanto, de compartimento ecológico inscrito em uma região bastante urbanizada.

Na reserva, onde subsistem características originais de restinga com áreas arenosas, brejos e várzeas, podem ser encontradas espécies florísticas ameaçadas de extinção.
Localiza-se no quilômetro 6 da avenida das Américas, na Barra da Tijuca.Vale a pena você reservar uma tarde para desfrutar dessa area.
Bom passeio !

Mitos e verdades sobre dormir bem

Existem muitos mitos e verdades sobre dormir bem, saiba que para ter qualidade de vida é indispensável ter horas de sono de qualidade, quando você dorme seu corpo e sua mente descansa, lembre-se que até mesmo as máquinas precisam ser desligados. Contar carneirinhos ajuda a pegar no sono? Procure algo mais interessante e mais calmo para pegar no sono, você pode ler um livro ou ouvir baixinho uma música lenta, isso distrai sua atenção e ajuda a desligar sua mente. Devemos ter 8 horas de sono por dia? Depende de cada organismo, o número de horas ideal para dormir é uma necessidade individual determinada pela genética de cada pessoa. A média da população mundial fica entre 6 a 8 horas diárias, além da quantidade de horas é importante ter qualidade, você deve ter um sono sem interrupção e bem relaxado, não adianta dormir 12 horas por dia em cima de uma mesa, é importante investir em um bom colchão para ter um sono agradável e sem interrupções. Posso morrer se ficar muito tempo sem dormir? Não existem relatos ou casos de pessoas que morreram por falta de dormir. No entanto a longo prazo dormir menos do que o necessário pode diminuir sua expectativa de vida e aumentar as chances de adquirir doenças,vários estudos relacionam falta de dormir com doenças cardiovasculares,digestivas e hormonais. Dormir não é importante? Dormir é necessário. Poucas horas de sono podem levar a fraqueza do coração, dormir mal aumenta os riscos de problemas cardiovasculares, diminui sua concentração e aumenta o stress. Álcool ajuda dormir? Na verdade quando consome uma grande quantidade de álcool você não dorme e sim fica sedado, você pode dormir, mas não terá um sono reparador e sim de péssima qualidade. É perigoso acordar um sonâmbulo? Você pode e deve acordar um sonâmbulo ou direcioná-lo até a cama, a pessoa fica confusa e perdida quando acordada, mas é bem melhor do que acontecer algo mais grave como um acidente por exemplo. Acordar cedo engorda? Pesquisas realizadas nos EUA indicam que pessoas que dormiam 6 horas por noite tinham o risco de engordar em 23%, as que dormiam 5 horas tinham o risco de 50% e para as que dormiam apenas 4 horas esse risco subia para 73%. Isso porque dormir pouco diminui a produção do hormônio leptina, que é responsável pela saciedade da pessoa, dessa forma comemos mais e aumentamos nosso peso. Dormir durante a tarde faz bem? Dormir a tarde ajuda a completar o sono, uma soneca de 30 minutos permite que o cérebro se recarregue sem prejudicar o relógio biológico aumentando a função cognitiva, 15 dicas para uma vida feliz.
Autor:April 13th, 2011 | Author:
Fonte:http://www.homemalpha.com.br/qualidade-de-vida/mitos-e-verdades-sobre-dormir-bem/

Documentários.

Rio Amazonas - completo
Videos obtidos através do Youtube
Click e assista!
_____________________________________
Outros:
- Atacama - Deserto Vivo - Globo Reporter
- Amazonia por Jacques Cousteau
- Aconcágua Sin Mulas - Junior"uma aventura no Aconcagua"
- Mar sem Fim - Amyr Klink.