O maior telescópio do mundo

Telescópio gigante busca desvendar segredos de como o universo foi criado

Equipamento é chamado de IceCube e está enterrado a 2400 metros abaixo do gelo da Antártida


Pesquisadores em frente ao IceCube, enterrado a 2400 metros abaixo do gelo da Antártida
Foto: NSF / Freija Descamps

Pesquisadores em frente ao IceCube, enterrado a 2400 metros abaixo do gelo da AntártidaNSF / Freija Descamps
Cientistas estão usando o maior telescópio do mundo, enterrado no Polo Sul, para tentar desvendar os mistérios de minúsculas partículas conhecidas como neutrinos, na esperança de lançar luz sobre como o universo foi criado. O detector, chamado IceCube, levou 10 anos para ser construído a 2.400 metros abaixo do gelo da Antártida. Para se ter ideia, ele é maior do que o edifício Empire State, a Torre Sears de Chicago — agora conhecida como Willis Tower — e Centro Financeiro de Xangai combinados.
Projetado para observar os neutrinos, que são emitidos por estrelas que explodem próximo à velocidade da luz, o telescópio está atraindo novamente a atenção da população, na esteira da descoberta da semana passada de uma partícula que parece ser o bóson de Higgs — um bloco básico de construção do universo.
— Você ergue o dedo e cem bilhões de neutrinos passam por ele a cada segundo — disse Jenni Adams, um físico da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, que trabalha no IceCube.
O IceCube é, essencialmente, uma série de detectores de luz enterrados no gelo. Quando neutrinos, que estão em todos os lugares, interagem no gelo, eles produzem partículas carregadas que, em seguida, criam luz, que pode ser detectada. O gelo funciona como uma rede que isola os neutrinos, tornando-os mais fáceis de observar. Ele também protege o telescópio das radiações potencialmente prejudiciais.
— Nós não seremos capazes de vê-los individualmente, mas o detector se ilumina como uma queima de fogos — disse Adams durante a Conferência Internacional sobre Física de Altas Energias, em Melbourne.
Os cientistas estão tentando rastrear as partículas para descobrir os seus pontos de origem, na esperança de que elas vão dar pistas sobre o que acontece no espaço, particularmente em partes invisíveis, conhecidas como matéria escura.
Antes de o IceCube ser concluído, em 2010, cientistas tinham observado apenas 14 neutrinos. Com o instrumento, centenas de neutrinos já foram detectados. Até agora, foram notados aqueles criados na atmosfera da Terra, mas os cientistas esperam poder usar o IceCube para detectar aqueles do espaço.

Esquadrilha da Fumaça

Inquestionavelmente, eles são os melhores do mundo!

Paraquedas não abre, mas homem sobrevive a queda de 120 metros


Um praticante de base jump "nasceu de novo". Ele sobreviveu a uma queda de 120 metros, em Konakova (Rússia), depois que o paraquedas não abriu.
O esportista radical caiu diretamente sobre a neve, o que pode ter minimizado os efeitos do acidente. O sortudo teve fraturas na bacia, nas pernas e vértebras. Mas, três meses depois, de acordo com o "Daily Mail", ele estava recuperado e andando novamente.

As imagens foram feitas por um amigo do saltador.

Documentários.

Rio Amazonas - completo
Videos obtidos através do Youtube
Click e assista!
_____________________________________
Outros:
- Atacama - Deserto Vivo - Globo Reporter
- Amazonia por Jacques Cousteau
- Aconcágua Sin Mulas - Junior"uma aventura no Aconcagua"
- Mar sem Fim - Amyr Klink.