A Pedra do Sino

A Pedra do Sino, com 2.275(*) metros de altitude, é o ponto culminante do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e da cidade de Teresópolis, no estado brasileiro do Rio de Janeiro. É um local muito procurado por montanhistas e alpinistas para a prática de diversos esportes e atividades turísticas.
Seus vales e penhascos imensos e várias plataformas de observação oferecem uma visão panorâmica de toda região.
Atualmente, suas trilhas vem sendo usadas por muitos visitantes que buscam um lugar tranquilo para entrar em contato com a natureza, aproveitar um visual ímpar e respirar o ar puro da montanha.
Além disso, o lugar oferece alguns trechos para a prática de rapel e escaladas. A época mais recomendada para visita é o inverno, devido ao baixo índice de chuvas, que são um dos maiores perigos no alto da montanha.

Planejamento de Cardápio para Trilhas

Repassando, achei interesantissimo e proveitoso!

Planejamento de Cardápio para Trilhas

Quando pensamos em uma viagem, trilha, travessia, etc… tão importante quanto o planejamento do destino, treinamento, atividades diárias é o planejamento de cardápio. Ainda mais quando toda a alimentação depende somente de você.
frutas secas
Café-da-manhã, almoço (ou pequenos lanches durante o dia), jantar… tudo deverá ser levado dentro de sua mochila e somente de você dependerá a compra e preparação das refeições. Pra mim, a dica mais importante é sempre optar por alimentos que você goste e esteja acostumado a consumir em casa. Pois se você não gosta de miojo em casa, não será depois de 10h de trilha, faminto e cansado que passará a gostar.
Há quem prefira dividir os dias da viagem em saquinhos, outros que colocam tudo numa sacola grande e escolhem por dia o que vão comer. Já fiz dos dois jeitos e por experiência própria recomendo que quando a viagem passar de quatro dias essa separação seja feita por dias, pois assim fica mais fácil visualizar a quantidade a levar, sem que você passe fome ou carregue quilos a mais nas costas.
saquinhos separados por dia de trilha
Na nossa última viagem de 6 dias ao Parque Nacional do Caparaó fotografei alguns passos dessa preparação. Dessa vez tivemos um relativo conforto, pois contratamos mulas para levar nossas cargueiras montanha acima no primeiro dia e ficamos num alojamento, onde toda a carga ficava guardada e caminhávamos somente com uma mochila pequena com água e lanches. Pudemos assim levar um peso maior e alguns luxos.
A refeição que mais precisou de cuidado foi o lanche, que era o que comíamos durante as trilhas. O primeiro passo foi etiquetar os saquinhos com os dias e atividades programadas. Assim, sabia que em dias de trilha mais pesada deveria levar um lanche mais reforçado.
Para cada dia, com pequenas mudanças na quantidade, eu levei: um pacotinho com 4 fatias de pão sírio, 1 patê de atum em embalagem de alumínio, 1 saquinho de suco em pó, 3 barras de cereal, 1 barra de proteína, 3 sachês de carboidrato em gel, 1 caixinha de geléia de mocotó (que eu adoooro!), 1 saquinho com frutas secas (castanha de cajú, castanha do pará, amêndoas e alguns quadradinhos de chocolate amargo picado), 1 energético líquido (6 Energy Shot®) e 1 barra pequena de chocolate. Claro que em alguns dias sobraram pequenos lanches, como as frutas secas ou barrinhas de cereal, por isso é importante deixá-los sempre em bolsos de fácil acesso, seja na mochila ou nas roupas.
lanche diário
Outro saquinho foi etiquetado com “Café da manhã”, onde separei por dia uma mistura de capuccino em pó + leite em pó, bolachas amanteigadas, queijo Polenguinho® e mais algumas fatias de pão sírio.
capuccino e pao sirio
Para o jantar, a principal refeição do dia, optamos por comida liofilizada da Liofoods, que são extremamente leves e de fácil preparo, precisando apenas adicionar água para ficar prontas e ainda assim mantém o seu valor nutricional.
Sem esquecer é claro de alguns petiscos para antes da refeição, como um bom salaminho, que estava presente em todas as mochilas. Sucos em pó e algumas sobremesas também fizeram parte do nosso cardápio. Como o Creminuto, da Dr.Oetker®, que necessita somente de 300ml de leite gelado para ficar pronto. Separei num saquinho a mistura da embalagem + 3 colheres de sopa de leite em pó. Assim, na hora do preparo foi só adicionar a água.
Creminuto
Boas aventuras e bom apetite!
Esse post não tem como intenção a propaganda de qualquer marca ou produto nele mencionado. Todos os produtos e nomes de empresas aqui mencionados são marcas registradas e à eles estão reservados todos os direitos de propriedade. Temos o objetivo apenas de informação de produtos no mercado que atendam às nossas necessidades de mochileiros.
Esta entrada foi escrita emCulinária de Camping e tags , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.

Bolhas nos pés, como evitar durante as trilhas.


Bolhas nos pes, como evitar que elas estraguem sua trilhas ?
Muitos não dão aos pés a importância que eles merecem. Em primeiro lugar, não somos nada sem nossos pés. Sem eles não tem caminhada, não tem mochilada, não tem visual.
Uma das coisas mais importantes para uma caminhada tranquila e prazeiroza é fazer com que seus pés estejam bem, proporcionando um excelente passeio.
Algumas dicas para você aproveitar melhor sua viagem/caminhada e retornar dela com os pés saudáveis:
1) Cuidar bem dos seus pés nas vésperas é essencial
Não force seus pés com sapatos apertados e posições desconfortáveis no trabalho. Nas vésperas de sua caminhada, planeje bem para que seus pés estejam intactos e relaxados no dia da partida. Antes de sair de casa, certifique-se de que seus pés estejam limpos e bem acomodados na sua bota/tênis.
2) Invista numa bota/tênis confortável e de qualidade
Dependendo do terreno, é necessário que você utilize calçados de solado mais firme, para que seus pés não fiquem se entortando pelo caminho quando você pisar em pedras, raízes e buracos. Se isso acontecer, é provável que você se canse muito mais rápido e não aprecie o passeio como poderia. Os solados firmes evitam também as torções, dores nas costas e pernas.
3) Botas impermeáves, mas respiráveis
Mais uma observação importante na hora de comprar a sua bota é certificar-se de que ela “respira”. Você precisa fazer o dever de casa e se informar se os modelos disponíveis ou os que você deseja são realmente respiráveis. Para isso, conte com a experiência de aventureiros mais experientes que você. Pesquise em fóruns, blogs e sites de opinião sobre os modelos que estão na sua pauta. Se o calçado não deixar seus pés respirarem, você vai ganhar bolhas e muito desconforto. Afinal, a umidade precisa sair. Os modelos atuais comumente utilizam a tecnologia Gore Tex que não deixa a umidade entrar, mas a deixa sair.
4) Cuidado com o tamanho do calçado
Seu calçado deve estar confortável. Isso significa que ele não pode estar justo e nem largo demais. Quando for comprar seu calçado para caminhada, leve em consideração as descidas, ocasião onde os pés são forçados para a frente. Considere também que, com o esforço, nossos pés tendem a inchar um pouco, levando o que está apertado a ficar arrochado. Mas não caia no erro de comprar um número maior. Experimente o calçado e avalie. O ideal é que seus dedos não fiquem colados no bico do calçado, evitando que você ganhe de presente algumas unhas roxas, dedos doloridos e bolhas quando for fazer descidas.
5) Amarração
Parece coisa boba, mas a amarração faz uma diferença muito grande na hora de evitar bolhas. É importante que seu tornozelo fique bem firme na parte de trás do calçado, evitando que escorregue para frente entrando em atrito em diversas partes do seu pé. Existem diversas maneiras diferentes de amarrar seu calçado. Veja qual a melhor para o seu caso e faça-a bem firme.
6) Evite meias de algodão
As meias de algodão encharcam facilmente e seguram a umidade. Com as meias úmidas, a pele amolece e permite que a fricção cause bolhas. Então, meia de algodão para caminhadas, nem pensar!
Você não quer meias que tenham sequer 1% de algodão.
7) Abuse das meias de lã ou tecido sintético
São as melhores. Existe atualmente uma ampla variedade de meias para todos os gostos e bolsos. Minha sugestão são as de lã merino. Elas são confortáveis, absorvem rapidamente o suor e o expelem com mais facilidade do que o algodão e alguns outros tecidos. Geralmente são meias importadas e o custo x benefício delas é excelente. Sua durabilidade é maior e são projetadas especificamente para trazer conforto aos aventureiros caminhantes. Os fabricantes nacionais comumente colocam algodão na fórmula, o que já vimos que não é legal. Até mesmo no verão, essas meias são uma boa pedida. É só você verificar na hora da compra a grossura da meia. Costumam ser classificadas como light hiker, heavy trekker, duplas, triplas e por aí vai. O fabricante também costuma indicar o tipo de uso que mais cabe àquela meia.
Pesquise bem, as opções são muitas.
8) Liners – quando usá-los
Os liners desempenham um papel de grande importância para o pessoal que faz caminhadas mais longas e com meias mais “pesadas”. Muitas vezes as meias mais grossas irritam, ou “lixam” os pés dos montanhistas pela sua constituição. Para resolver esse problema, existem os liners, que são meias bem finas e de material que permite a evaporação muito rápida. Evitam o contato da pele com meias mais ásperas e facilitam a transpiração, expelindo a umidade para a segunda meia. É comum você tirar a bota e verificar que seu liner está seco e sua meia, molhada.
9) Esparadrapos como prevenção
Se você possui pés muito sensíveis ou pontos de fricção já conhecidos nos seus pés, tente isolá-los com pedaços de esparadrapo. Mas cuidado para não deixar que o exparadrapo embole ou faça um recorte em cima de um ponto de fricção. Se não, seu pesadelo será muito pior. Se você já tiver uma bolha, não use esse método pois quando extrair o esparadrapo, a pele solta virá junto, abrindo uma ferida.
10) Pomadas e vaselina
Algumas pessoas fazem uso de pomadas ou vaselina para evitar os pontos de atrito. Eu particularmente não gosto, mas é uma opção se você quizer fazer o teste. Mas cuidado para não lambusar os pés, pois o resultado é desastroso. Seus pés ficarão sambando dentro do calçado, criando cada vez mais problemas. Passe um pouco somente nos locais de maior atrito. Esse métdodo é mais usado por pessoas que têm bolhas entre os dedos e em locais onde o esparadrapo não cola bem.
Se a bolha aparecer, calma!
Se mesmo com todas essas dicas, as bolhas apareceram e ameaçam transformar seu passeio em um pesadelo, calma. Vamos ver algumas coisas que você pode fazer para minimizar o problema:
- Não estoure a bolha de qualqer maneira. O ideal é que você tenha agulha fina esterilizada ou esterilize-a na hora, furando a bolha e costurando-a com uma linha, também fina, para que a pele não cole e se encha de fluido novamente.
- Jamais tire a pele solta. Você criará uma ferida extremamente dolorida e com maior risco de contaminação.
- As pomadas ajudam na cicatrização mas não curam de um minuto para outro. Então, em alguns casos, é melhor voltar antes da hora do que sofrer por dias a fio.
- Se voltar não for uma opção, coloque um pequeno pedaço de gaze exatamente em cima de onde a bolha se formou e isole tudo com um pedaço grande de esparadrapo. Certifique-se de que o esparadrapo não vai soltar no local de fricção e que não haja costuras e dobras nele. Isole uma área bem maior do que a área da bolha.
- Se a bolha estiver suja de lama ou algo semelhante, desinfete-a antes de fazer qualquer curativo e limpe seu calçado por dentro antes de voltar a caminhar.
Seus pés precisam de descanso!
Lembre-se que durante a caminhada, especialmente as mais longas, você precisa parar algumas vezes para tomar fôlego, beber um pouco dágua e recuperar as energias. Seus pés também precisam. Nas suas paradas para descanso, tire o calçado, deixe os pés respirar e coloque suas pernas para cima. Ao invés de colocar a mochila como encosto para a cabeça, coloque-a como suporte para que suas pernas fiquem um pouco mais elevadas do que o resto do seu corpo, fazendo o sangue circular melhor pelo seu corpo, reestablecendo o equilíbrio e facilitando o descanso.
Com essas dicas, espero que você se livre definitivamente das bolhas e faça boas viagens!

PRIMEIROS SOCORROS - QUEIMADURAS

Você esta naquele fim de semana, trilha boa e agradavel, é hora de preparar o almoço.
Você pega a espiriteira(quem usa), o alcool e descuidadamente....acontece você se queima, ou queima quem esta perto de você....
o que fazer ?
Segue abaixo algumas instruções sobre "Primeiros Soccorros "em caso de Queimaduras.
PRIMEIROS SOCORROS - QUEIMADURAS

Prevenir é melhor do que remediar, já dizia o velho ditado. Por vezes, pelo fato de menosprezarmos o perigo que nos ronda no dia-a-dia, passamos por momentos de dor e desespero. Quando o mal já está feito, só nos resta contar com a boa memória e colocar em prática os primeiros socorros. É o caso das queimaduras e de suas dolorosas conseqüências. Saiba como evitar ou amenizar o desconforto de quem, por descuido, brinca com o fogo. O termo queimadura refere-se ao resultado da ação direta ou indireta do calor sobre o organismo. No Brasil, ocorrem cerca de um milhão de casos de queimaduras por ano. As queimaduras constituem importante causa de mortalidade, principalmente devido às infecções decorrentes da queimadura. As causas mais comuns de queimadura são a chama do fogo, o contato com a água fervente ou outros líquidos quentes e o contato com objetos aquecidos. Causas menos comuns são as queimaduras provocadas por corrente elétrica e por agentes cáusticos (queimadura química).
As queimaduras em crianças geralmente ocorrem em casa, por derramamento de líquidos quentes sobre o corpo (água fervente na cozinha, água quente no banho, óleo de cozinha quente,etc.). A maior causa de queimaduras em adolescentes, e a segunda maior em crianças, decorre da chama do fogo, pela manipulação do álcool etílico líquido.
Os adultos se queimam mais freqüentemente com a chama do fogo e, principalmente, no ambiente profissional. As queimaduras por contato com objetos quentes são mais comuns nos idosos e pessoas alcoolizadas, ou sob efeito de drogas ilícitas.
Saiba como socorrer uma vítima de queimadura
Pessoas com queimaduras profundas podem correr sério risco de vida. Quanto maior a extensão, maiores os perigos para a vítima. Existem diferentes graus de lesão.
Leve em conta que uma pessoa pode apresentar, ao mesmo tempo, queimaduras de terceiro, segundo e primeiro graus - e cada tipo de lesão pede um socorro específico.
É proibido...
passar gelo, manteiga ou qualquer coisa que não seja água fria no local, em qualquer caso. Também não se deve estourar bolhas ou tentar retirar a roupa colada à pele queimada.
O que NÃO se deve fazer
Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha... apenas água fria é permitido. Gelo também não pode.
Furar as bolhas.
Retirar a pele morta
Arrancar a roupa grudada na área queimada
Apertar o ferimento
GRAUS DE QUEIMADURA
Primeiro grau
As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. O local fica vermelho, um pouco inchado, e é possível que haja um pouco de dor. É considerada queimadura leve, e pede socorro médico apenas quando atinge grande extensão do corpo.
Como socorrer vítimas de queimadura de primeiro grau
1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.
2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.
3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.
4. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - é permitido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.
Segundo grau
Já não é superficial: epiderme e derme são atingidas. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há liberação de líquidos e a dor é intensa. Se for um ferimento pequeno, é considerada queimadura leve. Nos outros casos, já é de gravidade moderada. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações, ou uma área muito extensa do corpo.
Como socorrer vítimas de queimadura de segundo grau
1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.
2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.
3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.
Terceiro grau
Qualquer caso de queimaduras de terceiro grau é grave: elas atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. Como os nervos são destruídos, não há dor - mas a vítima pode reclamar de dor devido a outras queimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparência deste tipo de ferimento é escura (carbonizada) ou esbranquiçada.
Como socorrer vítimas de queimadura de terceiro grau
1. Retire acessórios e roupas, porque a área afetada vai inchar. Atenção: se a roupa estiver colada à área queimada, não mexa!
2. É preciso resfriar o local. Faça isso com compressas úmidas. Não use gelo.
3. Nas queimaduras de terceiro grau pequenas (menos de cinco centímetro de diâmetro) - só nas pequenas! - você pode usar água corrente ou um recipiente com água fria. Cuidado com o jato de água - ele não deve causar dor nem arrebentar as bolhas.
4. Atenção: a pessoa com queimadura de terceiro grau pode não reclamar de dor e, por isso, se machucar ainda mais - como dizer que o jato de água não está doendo, por exemplo.
5. Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida.
6. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Em feridas em mãos e pés, evite fazer o curativo você mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros. Espere a chegada ao hospital.
7. Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum.
8. Não perca tempo em levar a vítima para o hospital. Ela pode estar tendo dificuldades para respirar.
Pesquisa em sites.

Cuidados com higiene das mãos.

“Lave as mãos!” Quantas vezes você já ouviu falar disso a partir de seus pais? Você pode pensar que é irritante, mas na verdade, a coisa mais importante que você pode fazer para evitar adoecer é lavar as mãos. A importancia de lavar as mãos As mãos são a principal via para a transmissão de virus, quer seja pelo contacto fisico social quer pelo toque em objectos. De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), se você não lavar as mãos com frequência, você pode apanhar germes de outras fontes e, em seguida, infectar-se. Você está em perigo cada vez que você tocar seus olhos, nariz ou boca. De facto, uma das formas mais comuns que as pessoas com resfriados tem é esfregar o nariz ou os olhos com as mãos depois de terem o vírus. Se as pessoas não lavam as mãos com frequência (especialmente quando estão doentes), podem espalhar germes directamente para outras pessoas ou objectos quando lhes tocam. A primeira linha de defesa contra germes Pense em todas as coisas que você tocou hoje, desde do telefone ao banheiro. Talvez você esfregou o seu nariz e brincava com seu cachorro. Tudo o que você fez, você entrou em contacto com germes. Então é fácil para os germes de sua mão acabarem na sua boca. Ao lavar frequentemente as mãos corectamente, você vai afastar os germes, tais como bactérias e vírus, que você pegou de outras pessoas, através de água e alimentos contaminados, a partir de superfícies contaminados, ou de animais e resíduos de animais. Lavagem defensiva das Mãos Você sabia que um número estimado de 1 em cada 5 pessoas não lavam as mãos após usar o banheiro? Em 2005, a Sociedade Americana de Microbiologia fez um levantamento da lavagem das mãos. Eles fizeram perguntas a pessoas sobre os seus hábitos de lavar as mãos e também assistiram a pessoas em banheiros públicos. Os resultados foram: •As pessoas nem sempre lavam as mãos após usar o banheiro – 91% dos adultos dizem que lavam sempre as mãos depois de usar banheiros públicos, mas apenas 83% foram observados fazê-lo. •As pessoas lavam menos as mãos em casa – 83% dizem que lavam as mãos após usar o banheiro em casa. Os germes são germes, e um banheiro é um banheiro. •Apenas 32% das pessoas no inquérito disseram que lavam as mãos após tossir ou espirrar. Então é bom que proteja as pessoas ao seu redor, cobrindo sua boca com a mão ao tossir. •Apenas 21% lavam as mãos após o manuseio de dinheiro. •Apenas 42% das pessoas no inquérito lavava as mãos depois agarrar um cão ou gato. Os animais passam por todo lado, e estão sujeitos a todo o tipo de coisas, lave as mãos depois de os agarrar. E mesmo se você for das pessoas que lava sempre as mãos, os seus amigos podem não lavar sempre as mãos. Os estudantes não lavam as mãos com frequência ou bem. Num estudo, apenas 58% das mulheres e 48% do sexo masculino médio e estudantes do ensino médio lavaram as mãos após usar o banheiro. Como lavar as mãos correctamente Há uma maneira correcta de lavar as mãos. Siga estes passos simples para manter as mãos limpas. Como lavar as mãos correctamente: •Use água morna (não fria ou quente). •Use o que você gostar. Sabão ou sabonetes antibacterianos, mas o sabão regular funciona bem. Se você suspeitar que suas mãos tenham entrado em contacto com alguém com uma infecção, pense em usar um desinfectante para as mãos á base de álcool. •Esfregue as mãos vigorosamente, e esfregue toda a superfície •Enxagúe bem sob água corrente, quente e seque com uma toalha limpa. •Em banheiros públicos, considere usar uma folha de papel para puxar o autoclismo e abrir a porta porque o banheiro e maçanetas estão cheias de germes. Para evitar rachaduras ou pele seca, use um sabão neutro com água morna, seque e aplique uma loção hidratante liberalmente depois. Quando não há sabão ou água disponível, água ou sabonetes esfoliantes são uma boa alternativa. Eles estão geralmente disponiveis como um líquido, toalhetes, e muitas vezes vêm em tamanhos pequenos de viagem que são perfeitos para se manter em sua mochila, carro, armário, bolsa ou saco de desporto. Lembre-se que a adequada e frequente lavagem das mãos é a chave para prevenir a propagação de muitas infecções comuns.
Fonte:
 http://cuidadossaude.com/

Aquecimento global tornará Everest impróprio para escalar

Em breve, a montanha mais alta do mundo, o Monte Everest, ficará impróprio para escaladas. As conseqüências são derivadas do aquecimento global, que acelera o derretimento do gelo no pico e faz com que o chão torne-se uma rocha lisa, muito mais perigosa para os alpinistas.
A informação é do recordista de subidas no Everest, Apa Sherpa, que chegou ao topo do mundo 21 vezes. De sua primeira subida, em 1989, até a mais recente, ocorrida no ano passado, o alpinista diz ter notado significativas mudanças na paisagem do lugar.

“Nas primeiras vezes que escalei o Everest havia um monte de neve, mas, de uns tempos para cá, há cada vez menos gelo e mais rocha. Posso afirmar que, em breve, a montanha virará uma rocha nua”, disse Sherpa em entrevista ao Daily Mail.
O alpinista afirma ainda que com o total derretimento do gelo, o monte se tornará muito perigoso para escaladas, já que fica escorregadio, dificultando a caminhada e a fixação de grampos e barracas no chão.
Mais de 3.000 pessoas escalaram o Monte Everest desde que Edmund Hillary e Tenzing Norgay chegaram ao pico pela primeira vez, em 1953. Os riscos da subida são tão tangíveis, que mais de 200 alpinistas jamais retornaram da viagem. Mesmo assim, o ponto continua atraindo aventureiros de todo o mundo.
Fonte:http://www.extremos.com.br

Documentários.

Rio Amazonas - completo
Videos obtidos através do Youtube
Click e assista!
_____________________________________
Outros:
- Atacama - Deserto Vivo - Globo Reporter
- Amazonia por Jacques Cousteau
- Aconcágua Sin Mulas - Junior"uma aventura no Aconcagua"
- Mar sem Fim - Amyr Klink.