O que é uma tromba-d"água?

O que é uma tromba-d?água?
Eis aí uma expressão que costuma provocar uma tremenda bagunça conceitual. Vamos explicar: no sentido popular, tromba-d’água indica uma chuvarada forte e restrita a uma determinada região. "Mas, para os cientistas, essa definição é errada. Na verdade, tromba- d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida, captura umidade e vai andando rumo ao continente", afirma o meteorologista Marcelo Seluchi, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP). A maioria das trombas- d’água surge a partir de nuvens de tempestade em cima do mar, mas o fenômeno também aparece nos caudalosos rios amazônicos e nos Grandes Lagos da América do Norte. "No Brasil, as trombas-d’água não são muito comuns. No mundo, elas aparecem com freqüência no litoral da Flórida, nos Estados Unidos, onde as condições climáticas favorecem a formação de tornados oceânicos durante o ano todo", diz outro meteorologista, Wando Celso Maugeri Amorim, da Universidade de São Paulo (USP).

Apesar da aparência assustadora, o turbilhão úmido geralmente não causa grande destruição. Em comparação com os tornados formados no continente, cujas rajadas ultrapassam 200 km/h, as trombas-d’água são mais amenas, pois seus sopros chegam no máximo a 80 km/h. Isso acontece porque a formação da espiral de ventos depende do aquecimento da superfície. "Como o mar se aquece muito menos que a terra firme, as correntes de ar quente que ajudam a formar os tornados oceânicos são bem menos intensas", diz a meteorologista Maria Assunção da Silva Dias, também da USP. O grande problema é quando aparecem várias trombas-d’água na mesma região - ou quando uma área é afetada pela espiral e também pelas chuvas torrenciais da nuvem que a originou. Aí, sim, podem ocorrer enchentes destruidoras.

" O Nascimento " Boas Festas !
"

Durante esse período do ano todo o mundo comemora um nascimento.
Eu quero comemorar, "O Nascimento".
O nascimento da consciência de que devemos mudar nosso comportamento em relação às pessoas, e em relação ao meio ambiente.
O nascimento da consciência de que devemos amar para ser amados.
O nascimento do reconhecimento de que só não chegaremos a lugar nenhum.
O nascimento de que é chegada a hora de mudanças. Comemore comigo !
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
A família Caminha na Trilha deseja a você , um ano repleto de realizações em todas as areas da sua vida.
Boas aventuras, muita saude e prosperidade !!
Estamos juntos !

Lei Antifumo

Norma, que também proíbe propaganda comercial em todo o país, precisa ser regulamentada pelo governo para entrar em vigor.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
A federal que proíbe o fumo em ambientes fechados de acesso público em todo o Brasil foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, dia 15.
Fica definido que “é proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público”. A lei considera recinto coletivo “o local fechado, de acesso público, destinado a permanente utilização simultânea por várias pessoas”.
A norma ainda precisará ser regulamentada pelo Congresso para entrar em vigor. É preciso fixar valores da multa a ser aplicada nos locais que desobedecerem à regra, por exemplo. Medidas semelhantes já estão em vigor em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e no Paraná.
As mensagens de advertência sobre os riscos do cigarro à saúde – que atualmente constam na parte traseira da embalagem de cigarros – terão que constar também na parte frontal a partir de 2016. Além disso, fica vedada, em todo o território nacional, a propaganda comercial desses produtos, com exceção da exposição dos produtos nos locais de vendas, desde que acompanhada das cláusulas de advertência e tabela de preços, que deve incluir o preço mínimo de venda no varejo de cigarros classificados no código.
Com informações de Último Segundo
FOTO: ilustrativa / stock.xchng

Semana de eventos festejará os 100 anos de montanhismo no Brasil

Em 2012 vai fazer 100 anos que o montanhismo começou a ser praticado no Brasil, tendo como marco simbólico a conquista do Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos (RJ). E para festejar o centenário, a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) e a Federação de Montanhismo do Estado Rio de Janeiro (FEMERJ) estão organizando a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, um grande evento que vai acontecer no Rio de Janeiro, entre 23 de abril e 1º de maio de 2012.
A cidade do Rio de Janeiro é o maior centro de montanhismo em área urbana no planeta, com mais de 1.200 vias (rotas) de escalada e centenas de trilhas para caminhada de fácil acesso, com alta qualidade. “O montanhismo brasileiro irá demonstrar sua cultura e história nesse evento inédito que irá quebrar paradigmas e mostrar a imagem de um Brasil sustentável”, explica Delson de Queiroz, Presidente da FEMERJ.
Além de reunir toda a comunidade de montanhistas e admiradores em geral, a CBME e a FEMERJ têm, por meio do evento, outros dois objetivos importantes: (1) honrar o compromisso das entidades com a ética de montanha e a proteção do meio ambiente e (2) organizar o futuro do montanhismo e da escalada no Brasil.

Por isso, a Semana vai congregar uma série de eventos:
• 2º Congresso Brasileiro de Montanhismo e Escalada.
• 2º Encontro de Parques de Montanha do Brasil.
• 1º Encontro de Pesquisas Sobre Uso e Conservação de Montanhas.
• 25ª Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM)*.
• Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva.
• Cine Montanha na Praça*.
• Curso: Acesso e Conservação em Áreas de Montanhismo.
• Exposição “Cem Anos de Montanhismo no Brasil”*.
• Exposição fotográfica*.
• Palestras com atletas internacionais convidados.
• Workshops de segurança em escalada.

* eventos gratuitos e abertos ao público em geral
Os eventos irão acontecer no Bairro da Urca, importante point de escalada do Rio e do Brasil. Para mais informações, acesse o site www.semanademontanhismo.com.br

O Dedo de Deus, com seus 1.692 metros de altitude. O pico rochoso foi conquistado pela primeira vez em 9 de abril de 1912, por José Teixeira Guimarães e os irmãos Acácio, Alexandre e Raul Carneiro.
Fonte.Extremos.com

Geleiras do Himalaia diminuíram até 22% em 30 anos

Novos estudos científicos sobre o derretimento das geleiras do Himalaia revelam o impacto das mudanças climáticas nesta região e a ameaça que pesa sobre 1,3 bilhão de habitantes.
Segundo os estudos publicados em três relatórios do Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado das Montanhas (ICIMOD), com base em Katmandu, as geleiras diminuíram 21% no Nepal e 22% no Butão nos últimos 30 anos.
Estas descobertas seriam a primeira confirmação oficial sobre o derretimento das geleiras, após várias declarações empíricas. Elas corrigem também um anúncio errado do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que afirmou em seu 4º relatório em 2007 que as geleiras do Himalaia derretiam mais rápido do que as outras do mundo e "poderiam desaparecer até 2035, ou antes".
O IPCC afirmou que foi "um lamentável erro" provocado por "procedimentos que não foram devidamente acompanhados".
Apoiados pelo projeto de pesquisa financiado pela Suécia e realizado pela ICIMOD durante três anos, os especialistas descobriram que as dez geleiras observadas estão em processo de derretimento em uma velocidade que acelerou entre 2002 e 2005.

Redução significativa
De acordo com os resultados de um outro estudo, o volume de neve que cobre a região diminuiu de maneira significativa nos últimos 10 anos. "Estes relatórios fornecem um novo ponto de comparação e informações sobre as zonas geográficas específicas para compreender a mudança climática em um dos ecossistemas mais vulneráveis do mundo", comentou o presidente do IPCC, o indiano Rajendra Pachauri.
As 54.000 geleiras do Himalaia alimentam com água os oito maiores rios da Ásia, entre eles - Indus, Ganges, Brahmaputra, Yangtze e Rio Amarelo - suscetíveis de serem afetados pelo stress hídrico nas próximas décadas, com potenciais consequências para os 1,3 bilhão de pessoas.
FONTE:EXTREMOS.COM

Saúde durante o Verão.

Como já comentamos algumas postagens atrás, continuamos antecipando e alertando sobre todos os cuidados necessários para um Verão de 2012 sadio e com saúde.


Documentários.

Rio Amazonas - completo
Videos obtidos através do Youtube
Click e assista!
_____________________________________
Outros:
- Atacama - Deserto Vivo - Globo Reporter
- Amazonia por Jacques Cousteau
- Aconcágua Sin Mulas - Junior"uma aventura no Aconcagua"
- Mar sem Fim - Amyr Klink.